Em pouco mais de 24h após assumir os serviços de água e esgoto de Barcarena (PA), a Águas de São Francisco recuperou, na última quinta-feira, 6,  a capacidade de produção de dois dos quatro poços que abastecem a comunidade do Arapari. O sistema que fornece água para o bairro está localizado na comunidade de São Felipe, que agora passa a produzir 1.238 mil litros de água diários, um aumento de 3,9 vezes.

Duas bombas novas foram instaladas em dois poços que estavam inativos no sistema de São Felipe.  Com o equipamento novo, o primeiro poço reativado passou a fornecer 13 mil litros de água por hora (13m³/h); e o segundo 28 mil litros por hora (28m³/h). No total, os dois poços têm uma vazão de 820 mil litros de água por dia.

Creonice da Costa, que mora há mais de 10 anos no Arapari, já percebeu a diferença na torneira de casa. “Há treze anos, nós temos dificuldades com água aqui, principalmente para beber, que nunca tivemos. A primeira água da manhã era amarela igual ao tucupi, não todos os dias. Teve uma época que ficamos uma semana sem água aqui no Arapari, tínhamos que pegar água no rio para tomar banho e comprar para beber e fazer comida”, conta a moradora.  “Agora está tudo de bom. Água é vida! Estou muito feliz. Dá para fazer as coisas sem ter que ficar andando atrás de água”, comemora.

Aos 79 anos, João Silva, que mora no Arapari, também se alegrou com a chegada da água na comunidade. “Quando não comprávamos água de Belém, íamos comprar em São Felipe, três vezes por semana. Em 17 anos, agora que veio água de São Felipe. A gente usava água daqui (de um poço local) só para lavar roupa e tomar banho. Agora vai mudar, não vou precisar mandar buscar água pra mim, vou ter água sem sair de casa. Agora que chegou água está beleza para nós”, explica João.

Antes da reativação, o sistema contava apenas com dois poços, com uma vazão total de 280 mil litros de água por dia. Além de recuperar a produção do sistema, os quatro poços irão operar de acordo com a necessidade dos clientes. Agora, a concessionária trabalha na recuperação da adutora – rede que leva água diretamente do sistema em São Felipe até a comunidade do Arapari, reparando os vazamentos e garantindo o abastecimento da comunidade. Até a manhã de hoje, 11, já foram reparados 35 vazamentos ao longo da adutora.

“A recuperação dos poços e da rede de distribuição de água do Arapari eram uma prioridade da equipe – que inclui os colaboradores atuais e mais uma equipe de força tarefa – para um pronto e rápido atendimento à comunidade. A equipe continua realizando as melhorias necessárias para garantir o abastecimento de água”, explica o engenheiro João Paulo Aquino.

Recadastramento– A Água de São Francisco iniciou, na última semana, o recadastramento dos clientes de Barcarena. O trabalho tem como objetivo buscar mais informações sobre o sistema de saneamento da cidade e, a partir delas, estudar a melhor maneira de levar água de qualidade regularmente aos usuários.

A equipe responsável pelo levantamento de informações está identificada com crachá e uniforme. As visitas às residências do município acontecem de segunda-feira à sábado, das 8h às 17h.

Concessão – A  Águas de São Francisco assumiu os serviços de saneamento da Barcarena na última quarta-feira, 05, após a assinatura do contrato com a prefeitura municipal. A empresa recém criada pertence à Aegea Saneamento, a holding de saneamento do Grupo Equipav. Atualmente, a Aegea opera em 30 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, atendendo diretamente mais de 1,9 milhão de pessoas.

Share Button