A Águas de São Francisco levou às escolas municipais de Barcarena, onde atua desde fevereiro de 2014, o espetáculo “As aventuras no Mundo Encanado”, viabilizado por meio da Lei Rouanet, a Lei de Incentivo à Cultura. Ao todo, cerca de 2400 crianças assistiram à apresentação teatral protagonizada por Chico-Boi, o peixe-boi que alerta os pequenos sobre o uso racional da água e compartilha preciosas dicas de preservação dos recursos naturDSC_0052 (Copy) ais.
Com a ajuda da erveira Dona Cheirosa e os animais da floresta, Chico-Boi vai às escolas convocar os estudantes para uma grande missão: cuidar do meio ambiente. Da limpeza dos rios à economia de água nas atividades domésticas, os alunos de escolas públicas do município aprendem como cada um, através de pequenas atitudes, pode colaborar para um futuro mais sustentável.
Além da apresentação teatral que esbanja regionalidade e ritmos paraenses, os estudantes da rede pública de Barcarena recebem ainda material educativo. A cartilha do Chico-Boi no Mundo Encanado, em forma de quadrinho e linguagem acessível, mostra o caminho que a água percorre até chegar às torneiras.
Barcarena recebeu, em 2015, doze apresentações das “Aventuras no Mundo Encanado”. “A Águas de São Francisco está de parabéns por ter trazido este projeto para as escolas. Podemos ver nos olhos das nossas crianças a satisfação por participar desta apresentação maravilhosa”, afirmou Paula Altenhofen, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Jarbas Passarinho. Alunos entre 6 e 9 anos participaram ainda de concurso cultural com o tema “Preservação e Uso Racional da Água”.
O Saúde Nota 10 é um dos Programas Socioambientais da Águas de São Francisco, concessionária de saneamento do município de Barcarena. Através do teatro, do concurso de desenho e material educativo, as crianças aprendem, de maneira lúdica, valorosas lições sobre meio ambiente.
DSC_0088 (Copy)“Conseguimos atingir a base da nossa sociedade: as crianças. Assim podemos formar, desde cedo, a cultura da preservação do meio ambiente. Ações como esta são fundamentais para a construção de um legado sustentável. Esperamos contribuir a cada dia para a qualidade de vida, saúde e bem-estar da população de Barcarena”, avaliou o diretor-presidente da concessionária, Renato Medicis.
Águas de São Francisco. Tratar de Barcarena é cuidar bem de você.

Share Button