A semana, na concessionária de saneamento de Barcarena, foi voltada para a prevenção de acidente de trabalho. A manhã de terça-feira (8), começou com Diálogo de Segurança Semanal – DSS, com o tema “A importância do planejamento para uma parada no sistema”, que dentre tantos tópicos apresentou os 12 mandamentos para uma parada de manutenção eficiente,  no qual o funcionário do setor de Eletromecânica, facilitador João Victor, destacou a necessidade de se fazer análises de riscos antes de iniciar qualquer atividade a fim de evitar que acidentes aconteçam.

Além disso, pela parte da tarde, a equipe administrativa da Águas de São Francisco, participou de workshop via vídeo conferência, apresentado por André Bueno, Engenheiro de Segurança do Trabalho do CAA,  sobre procedimentos de comunicação, investigação e a responsabilidade de cada um ao ocorrer algum acidente.

Tudo isso para difundir às unidades de trabalho os novos procedimentos e forma de desenvolver a segurança do trabalho no grupo Aegea Saneamento. “A Águas de São Francisco, está executando um trabalho excelente através de seus colaboradores na área de segurança no trabalho, tivemos um dia de treinamento, palestras e reflexões para minimizar e evitar os riscos de acidentes, sinal de que estamos no caminho certo dos nossos objetivos, demostrando clareza e compromisso com nossa equipe, através de um processo simples de planejamento, implantação, acompanhamento e avaliação do processo de segurança”, avaliou Rogério Marins, Coordenador de Operações da unidade.

Dando continuidade, no decorrer da semana, os sistemas de fornecimento de água tratada dos bairros passaram por inspeção de segurança pela Comissão Interna de Acidentes – CIPA, acompanhados pelo Técnico de Segurança do grupo, Carlos Eduardo Guimarães. Os cipeiros passaram ainda por treinamentos ministrados pelo mesmo, de “noções de primeiros socorros”, “Atribuições da CIPA” e “combate a incêndio”.

Para colocar todo o conhecimento em prática, a CIPA iniciará o planejamento para realização da 1ª SIPAT da Águas de São Francisco, prevista para acontecer em outubro, a data ainda será definida em reunião com a coordenação da unidade.

Share Button