A Estação de Tratamento de Esgoto de Vila dos Cabanos (ETE Cabanos) entrará em operação em 2020, após as obras de implantação realizadas pela Águas de São Francisco, concessionária de água e esgoto de Barcarena, no Pará. A primeira etapa está finalizada e compreende no processo de urbanização, de limpeza, isolamento e adequação do processo de tratamento. O investimento garantirá saneamento básico e mais preservação ambiental para o município.
Nesta primeira ação serão beneficiados aproximadamente 4,4 mil moradores que estão na área em que já há rede coletora de esgoto. Para o diretor presidente da concessionária, José Braga Filho, esse é um marco histórico para Barcarena e para o Pará, por se tratar de um estado em que poucas cidades são atendidas com o tratamento de esgoto. “Quando se fala de esgotamento sanitário estamos falando de melhoria de qualidade de vida, de hospitais menos lotados, de valorização de imóveis e mais saúde para a população”, comentou.
Ocupando uma área de 1.800 m², às margens do Rio Murucupi, a primeira etapa da Estação Tratamento de Esgoto Vila dos Cabanos tem capacidade para tratar até 18 mil litros de dejetos por hora. A segunda etapa, já projetada, ampliará a cobertura de esgotamento sanitário para 14 mil barcarenenses. “Trabalharemos na execução de mais duas elevatórias de esgoto na Vila dos Cabanos e a operação total da rede existente. Posteriormente haverá a coleta, transporte e tratamento do esgoto para os demais bairros”, explica o Coordenador de Operações Fernando Teles.
Share Button