Estação de Tratamento de Água de Vila dos Cabanos

eta-vila-dos-cabanos

Os moradores da Vila dos Cabanos são abastecidos com cerca de 285m³/h de água proveniente de quatro poços, destes dois foram recuperados pela Águas de São Francisco que já trabalha no dimensionamento do quinto poço.

Tratamento de Água

O subsistema conta com uma Estação de Tratamento de Água (ETA), para onde a água é encaminhada após a captação dos poços. Na ETA, o primeiro processo do tratamento acontece nos aeradores, responsáveis pela oxidação do ferro (Fe), característico na água da região, e a remoção das partículas sólidas maiores. Paralelo a isso, nesta primeira etapa são adicionados o Cloro (Cl), para a desinfecção, e a Barrilha (Na2CO3), para correção do pH.

Então a água segue para o primeiro tanque, onde ocorre a decantação. Lá a água passa pela floculação, etapa importante no tratamento, na qual o ferro resultante tende a se juntar com outras partículas, formando flocos. Nesse processo, o ferro age como um floculante natural, fazendo com que outras impurezas também se agrupem aos flocos.

Com a velocidade baixa, os flocos formados na etapa anterior descem ao fundo do tanque, deixando na parte superior a água mais limpa, chamada de sobrenadante.

A água sobrenadante segue então para última etapa do tratamento: a filtração. Esse processo vai filtrar as partículas e os microorganismos que não foram removidos nas etapas de aeração e decantação. A água segue para o segundo tanque, onde está o leito filtrante, composto de materiais de tamanhos e texturas diferentes, como pedra, areia e carvão.

Para manter a eficácia do processo, são feitas limpezas nos tanques (decantação e filtração) diariamente. Após a filtração, a água segue para os reservatórios, um apoiado com capacidade de 1740m³; e o elevado de 500m³.

Qualidade

Semanalmente, a equipe da Águas de São Francisco realiza vários testes com a água do subsistema de Vila dos Cabanos, antes e depois do tratamento, para assegurar e controlar a qualidade da água que é distribuída na rede. Com a criação da Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (Arsae), os resultados das análises serão encaminhados periodicamente à entidade, sempre tendo em vista buscar métodos para melhorias contínuas na qualidade da água.

vila-dos-cabanos

Antes / Depois

Estação de Tratamento de Água

Avenida Padre Casemiro Pereira Souza, s/n.

Vila dos Cabanos – Barcarena

CEP: 68447-000

Share Button