Subsistema Pioneiro

Responsável pela maior parcela de abastecimento em Barcarena, o subsistema do Pioneiro atende aos bairros do Murucupi, Pioneiro e Laranjal com 207m³/h de água proveniente de quatros poços – um quinto está em perfuração o que aumentará ainda mais a produção. Quando a Águas de São Francisco assumiu os serviços de saneamento, as três comunidades contavam apenas com 37m³/h, a concessionária aumentou a produção em 459%. No local há três reservatórios, sendo:

a) um apoiado com capacidade para 1980m³ de água;

b )um elevado, que está desativado, com capacidade de 200m³;

C) e um elevado com capacidade para 600m³, este está sendo avaliado para que seja reativado.

O desafio da empresa na região é a expansão da rede de abastecimento de água, ação que já está contemplada no estudo de concepção da concessionária, que objetiva a universalização do serviço de água nos primeiros 5 anos, ou seja, levar água de qualidade para 100% da área urbana de Barcarena.

No subsistema Pioneiro, a água também é desinfectada com Cloro (Cl), tem o pH corrigido e o ferro (Fe) neutralizado, como prevê a Portaria 2.914 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, antes de ser distribuída na rede. Para o controle de qualidade, semanalmente são realizadas coletas de água para testes no laboratório de análises físico-químicas e os resultados também serão encaminhados à futura Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (Arsae) do município.

Antes

Antes

Depois

Depois

Subsistema Pioneiro

Rodovia PA 481, 0. Rua 21 de Abril – Pioneiro
CEP: 68448-000

Share Button